Idade média x religião
A educação na época da Idade Média era mediada pela fé, e também era para poucos, ficando restrita a alguns membros do clero e da nobreza. No período do feudalismo não houve nenhuma descoberta científica, a única coisa que se ensinava era o que estava nas escrituras, e o que eles aprendiam era ler e escrever para poder copiar as escrituras. O clero tinha a função de através de seus conhecimentos das escrituras converterem o povo ao cristianismo. As pessoas que não se convertiam estavam sujeitas a severas punições pela Santa Inquisição, pois eram considerados Hereges. As pessoas que cometessem algum tipo de pecado tinham a chance de comprar o perdão e o indulto da Igreja.
As formas de educação ministradas na época nem sempre eram letradas, pois muitas se baseavam sobretudo na prática, e eram voltadas para o aprendizado dos mais diferentes ofícios tais como: alfaiataria, ferraria, construção, entre outras.
Outra forma de educação da época foi a escolástica que tinha intenção de explicar a fé cristã de maneira mais racional possível. As matérias ensinadas nas escolas medievais eram chamadas de artes liberais, divididas em trívio (gramática, retórica, dialética) e quadrívio (aritimética, geometria, astronomia e música). Um dos expoentes da escolástica medieval foi o Santo São Tomas de Aquino, tendo seu apogeu no século XIII.
Também houve a existência da educação voltada para os cavaleiros que recebiam uma educação bem diferenciada, pois