Idade Media
A TRILOGIA DA CRISE:
FOME, PESTE E GUERRA
Ana Maria S. da Cunha e Natália Lemos
1º ano B
História
Professora Mayra Paniago
Feira de Santana, Setembro de 2011
SUMÁRIO
Introdução ---------------------------------------------------------------------------- 04
Fome ---------------------------------------------------------------------------------- 05
Peste ---------------------------------------------------------------------------------- 06
Guerra ------------------------------------------------------------------------------- 07
Conclusão --------------------------------------------------------------------------- 08
Referências ------------------------------------------------------------------------- 09 e 10
INTRODUÇÃO
Diversos fatores desencadearam a grande crise do século XIV, dentre os quais devemos destacar aqueles que, no conceito de muitos historiadores, compõem a chamada "trilogia" da crise feudal: a fome, a peste e a guerra.
Na Europa a partir do século X, houve o crescimento da população (entre os séculos XI e XIII a população européia mais que dobrou), o que modificou os feudos, que eram auto-suficientes e com economia de subsistência. Com o crescimento demográfico houve também o crescimento das lavouras e a das atividades comerciais (que antes quase não existiam). Entretanto, esse processo não foi suficiente para suprir a demanda de alimentos que existia na época. Para o aumento das regiões cultiváveis várias áreas florestais foram utilizadas, por exemplo.
A diferença entre o que era produzido e a demanda de consumo resultaram na retração das atividades comerciais e a dieta alimentar da população se empobreceu bastante.
Por conta das condições adversas, o risco de epidemias se tornou um perigoso fator de risco. A peste negra se disseminou entre a população européia, causando muitas mortes. Quase um terço da