Idade media
Príncipe Valente, personagem de história em quadrinhos criada por Harold Foster em 1937. As aventuras se passavam na Alta Idade Média e tornaram-se um clássico da
HQ.
Durante o império de Teodósio Roma deixa de ser um
Estado pluralista para se tornar um Estado cristão.
Com sua morte em 395, o Império foi dividido entre os dois filhos de Teodósio cabendo a Honório o comando do chamado Império Romano do Ocidente.
Cidades e urbanismo na idade média prof. rolando
A Idade Média corresponde a período situado entre o século V (400 a 500 aC) e o século XV, iniciado com a queda do Império Romano do Ocidente, em 476 e encerrado por ocasião da queda de Constantinopla em
1453 ou da descoberta da América em 1492.
Naquela época o Império Romano enfrentava dificuldades políticas, boa parte delas devido aos conflitos com os chamados povos bárbaros.
1
O imperador Teodósio havia feito um tratado com os godos ( povo germânico oriundo da Escandinávia) admitindo a presença deles no Império Romano em troca do fornecimento de tropas para o exército romano.
Este acordo ao mesmo tempo que eliminava um foco de conflito, enfraquecia o poder militar e político do
Imperador.
Alarico, um líder de um grupo de soldados godos que servia a Teodósio, rebelou-se contra Honório e promoveu o cerco e o saque de Roma no ano 410, fato que acentua o processo de decadência do Império.
Os primeiros 5 séculos (entre 400 e 900 dC) também são conhecidos como Alta Idade Média e os outros 5 séculos como Baixa Idade Média.
Na Alta Idade Média a Europa viveu uma crise política e econômica cujo maior conseqüência foi a decadência das cidades e a dispersão da população pelo campo em busca da sobrevivência e da segurança.
O intenso medo gerado pelas invasões bárbaras e a redução da produtividade agrícola no entorno das cidades fez com que, a partir do século VII, a maioria dos habitantes das áreas urbanas