idade media
A expressão bárbaros era a denominação dada pelos antigos gregos e romanos aos povos que não pertenciam à sua cultura e que tinha m outro modo de se viver. Para eles, os bárbaros eram os estrangeiros, os estranhos.
Idade Média
Período e Conceito
Esse período abrange cerca de um milênio de historia europeia ocidental.
Foram muitas as transformações culturais, econômicas e políticas ocorridas no longo período medieval. Por isso, os historiadores também propuseram subdivisões para idade media. Entre estas periodizações vamos destacar as seguintes:
* Alta Idade Média- Que se estende do século V ao século X;
* Baixa Idade
Media- Que se entende do século XI ao Século XV
Durante muito tempo, o período medieval foi representado como uma “ Idade das Trevas” , uma época obscura, na qual teria havido na Europa ocidental um retrocesso nas atividades intelectual, artística e econômica.
Esse conceito surgiu por um pedagogo alemão chamado Christoph Keller, consagrou a divisão da historia ocidental em antiga, Medieval e Moderna. Consagrou também a ideia que se generalizou sobre o período medieval.
Germanos
Migrações e Invasões
Os povos germânicos dividian-se vários grupos, com grandes diferenças culturais entre si.
* Organizações Socioeconômicas
A organização social dos germanos baseava-se na família, tendo no pai a figura central, que exercia poder sobre esposa e filhos.
Os lideres escolhidos para chefiar os soldados nas guerras, deram origem aos reis e ao poder hereditário.
O direito era consuetudinário, isto é, as leis não eram escritas, mas baseadas nos costumes. A religião era polieista, e as divindades eram associadas aos elementos da natureza. Os sacerdotes tinham, além da função religiosa, o poder de punir os criminosos e o dever de manter a ordem durante as assembleias da comunidade.
A economia dos germanos, que se