Idade media
Curso: Pedagogia 1º Período
Disciplina: Leitura e Produção de Texto
Professor: Ginaldo
Aluno (a): Jardilene Moreira dos Santos
Resumo do texto: “Leitura e compreensão de texto falado e escrito como ato individual de uma prática social.”
Do autor: Luiz Antônio Marcushi (UFPe)
O texto traz de forma clara as competências leitoras que devem ser adquiridas ao longo da vida, tanto acadêmica, quanto social. De início pode-se observar a preucupação co a carga horária de estudos, que em comparação com países desenvolvidos é nítido observar que nosso país está em um patamar muito abaixo do satisfatório, aja vista que ler e escrever são práticas básicas em sociedades letradas.
No tocante a leitura e escrita como atividades criativas, vimos que a leitura é uma prática que deve somar também com as leitura de textos orais, e que estes, não devem ser distinguidos para que não seja comprometido a compreensão de textos trazidos as aulas pelos professores, de modo a não comprometer o rendimento escolar. Sendo que toda criança inicia sua interação social através da fala, e levam consigo essa prática durante toda a vida.
No escrito de Luiz Antônio vimos também a informação com relação à fala e escrita, mostrando-nos que a escrita depende do canal de organização verbal, ao passo que a fala é uma atividade plurissistêmica adicionada de uma interpretação singular.
Ao tratar sobre textos conversacionais, o autor do texto aconselha que empreguemos um maior esforço, pois é cobrado do leitor criatividade, atividade, e produtividade em sua leitura.
Ler um texto não é simplesmente decifrar os significados dos códigos, mas, compreender as sentenças e contextualizar a leitura com experiências pessoais. Visto isso, é difícil impor um limite de interpretação aos textos.
Em textos conversacionais observamos a co-autoria, enquanto na escrita se recebe o texto pronto. Logo, a leitura de textos orais depende de vários fatores, assim, exigindo mais raciocínio