Idade Estatura E Particularidades
A Identificação pela Idade
Na determinação da idade, consideram-se os seguintes elementos:
*Aparência: tem como vantagem a capacidade de distinguir genericamente as diferentes fases da vida. Entretanto, perícias dessa natureza não oferecem precisão na identificação.
*Pele: a análise da pele permite identificar a idade basicamente pela formação das rugas. Começam elas, em geral, a surgir entre os 25 e 30 anos nas imediações das pálpebras. Depois aparecem nas regiões nasolabiais, pescoço e fronte.
*Pelos: no sexo feminino, os pelos pubianos apontam-se dos 12 aos 13 anos de idade, já no masculino, dos 13 aos 15. Os pelos axilares, por seu turno, dois anos depois dos pubianos.
*Globo Ocular: tem como elemento significativo na identificação da idade o arco senil, que se caracteriza por uma faixa periférica e acidentada da córnea. Contrastada na íris, presente em 20% dos quadragenários, e em 100% dos octagenários.
*Dentes: como os dentes têm uma época própria para o surgimento, exercem grande influência sobre a classificação da idade. Permite uma aproximação da idade de um individuo a partir de cinco meses de nascido, levando em conta a cronologia da erupção da primeira e da segunda dentições. Na prática, a forma dentária de 16/16 presume idade superior a 18 anos; 14/14, idade maior de 14 e menor de 18. E de 12/12, menor de 14 anos, provocando lato interesse no que diz respeito ao aferimento da idade nos crimes de estupro de vulnerável (art. 217-A do Código Penal).
*Radiografia dos Ossos: o surgir dos pontos de ossificação e a soldadura das epífises a diáfises são referências da maior significação a respeito da determinação da idade óssea. A radiografia do punho, cotovelo, joelho, tornozelo, bacia e crânio é peça valiosa e positiva para o assunto. Pode se também estimar a idade por meio do estudo comparativo da mineralização dos ossos do carpo com ajuda de radiografias padronizadas.
*Sutura do Crânio: