Idade dos metais
O período denominado de idade dos metais é a ultima fase da Pré-História. De curta duração, esse período vai de aproximadamente 6.500 anos atrás até o surgimento da escrita há 4.000 anos A.C. Foi um período muito importante, pois o homem pré-histórico fez vários avanços nas técnicas de produção de artefatos. Estes avanços lhes permitiram melhores condições de vida. O conhecimento de técnicas de fundir e moldar os metais trouxe muitos avanços na vida cotidiana do homem pré-histórico.
O primeiro metal a ser trabalhado pelo homem foi o cobre, e este período ficou conhecido como idade do cobre. Por volta de 6.000 - 4.000 anos o homem pré histórico, homo sapiens-sapiens adquiriu conhecimentos para o desenvolvimento de técnicas para derreter e moldar o cobre. Usava moldes de pedra ou de barro para colocar o cobre derretido e produzir espadas, lanças e ferramentas. Usavam o martelo para moldar esses objetos depois que esfriavam.
O segundo metal a ser trabalho pelo homem foi o bronze, este perídio ficou conhecido como idade do bronze. Por volta de 4.000 A.C o homem começou a produzir o bronze metal mais resistente que o cobre, a partir da mistura da liga do cobre com o estanho surge o bronze: espadas, capacetes, martelos, lanças, facas, machados e outros objetos de bronze começaram a ser fabricados nesse período. Esta época foi de grande avanço tecnológico.
O terceiro e último metal a ser trabalhado pelo homem foi o ferro, período ficou conhecido como idade do ferro. Por volta de 3.500 anos A.C o homem já dominava muito bem a metalurgia passando a fabricar o ferro usando fornos em altas temperaturas. Com o ferro o homem passou a desenvolver principalmente armas mais resistentes. A fabricação destes objetos de metais teve uma grande influencia na agricultura aumentando a produção. O arado de metal, inchadas e outras ferramentas agrícolas rústicas foram criadas facilitando assim o trabalho no campo. O domínio dos metais também possibilitou ao