ICP X ASS
AAS vs ICP a diferença básica entre as duas técnicas é que um depende de um processo de absorção atómica enquanto o outro é uma técnica de espectroscopia de emissão atômica/iônico. A próxima diferença essencial é o meio pelo qual as espécies atômicas ou iônicas são geradas. Uma fornalha de fogo ou grafite de combustão é normalmente usada para AA enquanto ICP-ES usa um plasma.
A temperatura máxima típica para uma chama ar/acetileno 2 300 ° C, enquanto que para óxido nitroso acetileno, é 2 900 ° C. Temperaturas tão elevadas como 10 000 K pode ser alcançado em um plasma de argônio.
Limites de detecção a comparação da deteção limita-se na tabela 1 destaca as seguintes diferenças: (i) deteção de fornalha AA limites são geralmente melhores em todos os casos onde o elemento pode ser atomizado. (ii) deteção limita para grupo de elementos (por exemplo, Na, K) são geralmente melhor pela flama AAS do que por ICP. (iii) limites de deteção para elementos refratários (por exemplo, B, Ti, V, Al) são melhores por ICP do que pela flama AAS.
(iv) não metais tais como enxofre, nitrogênio, carbono e os halogênios (por exemplo, i, Cl, Br) só podem ser determinadas por ICP. Embora seja possível determinar fósforo AAS, seu limite de deteção pelo ICP é mais do que três ordens de magnitude melhor.
Detecção ideal Dos elementos não metálicos como S, N e halogênios por ICP-ES só será possível se um monocromador de vácuo, com óptica de transferência purgado, é usado. A ótica deve ser purgada para excluir o oxigênio atmosférico e eliminando a sua absorção. Enxofre pode ser medido em 180.73 nm,