ICP-Brasil
2. Problema de pesquisa
Porque a Estrutura de chaves públicas do Brasil não é reconhecida pelos maiores produtores de software mundiais?
3. Objetivo Geral
Identificar porque a estrutura de chaves públicas brasileira, ICP-Br, não é reconhecida por empresas e organizações internacionais. Quais os custos financeiros para ter essa estrutura “indicada” como uma estrutura segura?
3.1. Objetivos Específicos
Mostrar porque as grandes produtoras de software mundiais não reconhecem a estrutura de chaves públicas brasileira e consequentemente, os prejuízos que este fato pode trazer para nossa segurança tecnológica e econômica.
Elaborar estratégias e indicar os caminhos necessários para que o Governo e as instituições envolvidas deva percorrer e quais alterações e ou correções devem ser efetuadas, na ICP-Br, para se que possa obter essa aceitação.
4. Justificativa
Nos dias de hoje onde as pessoas, empresas e instituições estão cada vez mais conectadas faz-se necessário uma comunicação rápida e confiável principalmente no que tange ao comércio eletrônico e transações entre governo e cidadão, esta segurança é possível com o uso da certificação digital, entretanto alguns navegadores, como o FireFox, não trazem em suas configurações padrão a indicação da cadeia raiz de chaves públicas de vários países, dentre elas a ICP-BR, assim se algum usuário que esteja fazendo o uso de um desses navegadores tente fazer transações eletrônicas com um site que use a certificação ICP-Br terá sua transação se não recusada, pelo menos dificultada, pois terá que instalar toda a cadeia “manualmente”, esse tipo de transtorno pode fazer com que a pessoa desista da transação e procure outra empresa que utilize certificação reconhecida pelo navegador, trazendo assim prejuízo ao comércio. A forma de se evitar isso seria o governo brasileiro por meio dos órgãos competentes e interessados, no caso o Instituto Nacional de Tecnologia da