icmp
LICENÇA BSD
A licença BSD é fácil de entender, graças à sua brevidade. O detentor do copyright cede os direitos comerciais, mas exige crédito pela autoria e propriedade.
Redistribuições do fonte devem manter a notícia de copyright, as condições da licença e um aviso de que não há garantias nem se assume a responsabilidade por prejuízos decorrentes do uso do software. Distribuições binárias devem reproduzir na documentação essas informações. Os nomes do au.tor e seus colaboradores não podem ser usados para endossar ou promover produtos derivados sem permissão. Uma cláusula revogada em 1999 exigia que o material de divulgação contivesse a mensagem “Este produto inclui software desenvolvido pela Universidade da California, Berkeley e seus colaboradores”
LICENÇA GPL
A GPL permite que qualquer um redistribua o software desde que não tente restringir o acesso ao código original ou às modificações. Pode–se distribuir versões modificadas do fonte apenas sob os termos da GPL; versões em formato binário devem ser acompanhadas do código fonte, de uma oferta dele ao custo de reprodução ou de instruções de como obtê–lo; cópias devem ser acompanhadas da licença e nenhuma restrição adicional pode ser imposta ao recebedor; para incorporar partes do programa a outro distribuído sob condições deferentes, deve–se pedir permissão ao autor; não há garantia pelo programa e prejuízos decorrentes do seu uso não são imputáveis às partes envolvidas na distribuição.
2. Alguma delas permite uso comercial? Existe alguma restrição ou condição para isso?
Defensores da licença GPL dizem que nada impede o software licenciado sob GPL de ser comercializado ao preço que convir. A GPL não obriga você a distribuir sua versão modificada. Você é livre para fazer as suas modificações e utiliza-las de forma privada, sem nunca disponibiliza-las. Mas se você disponibilizar a versão modificada para o público de qualquer forma, a GPL requer