Ica Iv Redes SI salesiano vitoria
CAMADA: Refere-se a um nível de uma arquitetura de redes que contempla funcionalidades em comum.
SERVIÇO: Refere-se às funcionalidades que uma camada prove. Por exemplo, serviço de roteamento, serviço de detecção de erros. Ou seja, os serviços referem-se ao que uma camada faz.
PROTOCOLO: Refere-se a um conjunto de procedimentos de como um serviço é executado. Os protocolos são a forma como os serviços são executados.
2. Se a pilha de camadas OSI-ISO é melhor do que a TCP/IP, porque ela não teve o mesmo êxito da segunda?
Antes de ser inventado os protocolos foi criado o modelo OSI, por este motivo ele não foi feito em cima de um conjunto particular de protocolos. Os projetistas não possuíam muita experiência então não tinham uma boa ideia quanto a funcionalidade das camadas.
Quando as pessoas passaram a construir redes usando o modelo OSI e protocolos existentes, verificaram que eles não atendiam a todas as especificações de serviço requeridas e tiveram que adicionar subcamadas para superar as diferenças, por conta de que originalmente a camada de enlace só lidava com redes ponto a ponto.
Com o TCP/IP aconteceu o inverso, os protocolos vieram primeiro e o modelo foi apenas uma restrição dos protocolos existentes. Por este motivo não houve nenhuma controversa com os protocolos se encaixarem no modelo. O problema é que nem toda pilha de protocolo se encaixa no modelo. Consequentemente, não podia ser utilizado para descrever redes que não fossem TCP/IP.
Algumas diferenças entre os dois modelos são: OSI tem sete camadas, TCP/IP tem quatro, e ambos têm a camada de rede, transporte e aplicação.
Na camada de rede o modelo OSI suporta comunicação sem conexão (CSC) e Comunicação orientada a conexão (COC), e o modelo TCP/IP tem somente um modo.
Na camada de transporte o OSI possui somente o COC, já o TCP/IP suporta ambos os modos, dando uma escolha aos