ibovespa
O Índice Bovespa é o mais importante indicador do desempenho médio das cotações do mercado de ações brasileiro, porque retrata o comportamento dos principais papéis negociados na BOVESPA.
Ele é o mais representativo indicador brasileiro, pela sua tradição - não sofreu modificações metodológicas desde sua implementação, em 2.1.68
- e também pelo fato de a BOVESPA ser responsável por aproximadamente 90% do total transacionado em todas as bolsas de valores brasileiras.
O QUE É
O ÍNDICE BOVESPA?
CARTEIRA TEÓRICA
DE AÇÕES
É o valor atual, em moeda corrente, de uma carteira teórica de ações, constituída em 2.1.68, a partir de uma aplicação hipotética(*).
Supõe-se não ter sido efetuado nenhum investimento adicional, considerando-se somente a reinversão dos dividendos recebidos e do total apurado com a venda dos direitos de subscrição, além da manutenção, em carteira, das ações recebidas a título de bonificação.
Extremamente confiável e com uma metodologia de fácil acompanhamento pelo mercado, o Índice
Bovespa representa fielmente não só o comportamento médio dos preços das principais ações, como também o perfil das negociações a vista observadas nos pregões da Bolsa de
Valores de São Paulo - BOVESPA.
A carteira teórica do Índice é integrada pelas ações que, em conjunto, representaram 80% do volume transacionado a vista nos doze meses anteriores à formação da carteira. Como critério adicional, exige-se que a ação apresente, no mínimo, 80% de presença nos pregões do período.
A participação de cada ação na carteira tem relação direta com a representatividade desse título no mercado a vista - em termos de número de negócios e volume em moeda corrente - ajustado ao tamanho da amostra.
(*) O Índice sofreu, unicamente para efeito de divulgação, e sem prejuízo de sua metodologia de cálculo, as seguintes adequações:
1 - divisão por 100, em 3.10.83;
2 - divisão por 10, em 2.12.85;
3 - divisão por 10, em 29.8.88;
4 -