IBM: Ciclo de formação de sua história
No fim do século XIX, nos estados unidos, Herman Hollerith projetou uma solução para o século 1890. Ele fez varias maquinas de soma e contagem de dados, e ela eram feita de fita de papel e depois de um tempo, em 1896 passou a ser cartão.
Três anos depois Thomas J. Watson passou a comandar e colocou vários tipos de organização que era inovadora nessa época.
Em fevereiro passou a se chamar IBM e seu nome antigo era CTR, e começou e sigla ser a fórmula de desenvolvimento das empresas e comércios.
A IBM começou a se desenvolver:
1925 - Foram feitas as primeiras instalações de relógios auto-regulados. 1928 – Introduziu no Brasil o cartão de 80 colunas e também os primeiros cursos técnicos. 1930 – Iniciou a criação das primeiras filiais nos estados, juntamente com o apoio que a IBM deu ao setor educacional. 1939 – Thomas John Watson inaugurou, no Rio de Janeiro, a primeira fábrica IBM na América do Sul, no bairro de Benfica, cidade do Rio de Janeiro. 1950 a 1954 – Foram introduzidas as primeiras calculadoras eletrônicas e outros equipamentos que alteraram profundamente os métodos de ensino e de produção. 1960 – A IBM lançou o primeiro computador eletrônico IBM: o RAMAC 305. Adotou-se a denominação IBM do Brasil, onde a empresa passou a viver a era dos computadores eletrônicos. 1961 – Iniciou-se, na fábrica de Benfica, a montagem dos computadores 1401. Equipamento de maior sucesso na história de processamento de dados. 1963 – Inaugurada a filial de Brasília. 1964 – Com a demanda do mercado mundial de processamento de dados, iniciou-se a exportação de máquinas perfuradoras e verificadoras e, em 1970, o valor das exportações de produtos DP (Data Processing – produtos na área de computação) e OP (Office Products – produtos orientados para escritórios, como as famosas máquinas de Datilografia IBM), fabricados no Brasil já era superior a 14 milhões de dólares. Surgimento do IBM