IBGEN RESENHA CRASH

296 palavras 2 páginas
IBGEN
INSTITUTO BRASILEIRO DE GESTÃO DE NEGÓCIOS

VINICIUS DE ALMEIDA NUNES DA SILVA

CRASH: NO LIMITE
A ÉTICA E MORAL BASEADOS NA VIVÊNCIA DO INDIVÍDUO

Porto Alegre
2015

O filme apresenta diversas histórias interligadas onde em cada novo enfoque o telespectador é, de forma inconsciente, convidado a se pôr na mesma situação do personagem.
Como alguns pensadores abordam este tipo de construção moral, baseado na vivencia de cada indivíduo, o filme explora esta visão expondo a vida de cada personagem, humanizando-os, e por vezes o espectador busca nisso uma justificativa para as atitudes de cada um deles.
Um dos melhores exemplos do posicionamento moral baseado na vivência que podemos ver no filme gira em torno de 2 focos do filme: O casal negro que sobe de renda e se iguala ao branco, e os 2 policiais brancos que abordam o casal negro.
O casal abordado pela polícia mostra a figura do negro que sobe de renda e se iguala ao branco e muitas vezes assimilando a cultura discriminativa destes e esquecendo a sua de origem. O policial que aborda o casal demonstra a relação entre o preconceito e a ética individual. Se essa ética particular pregava intolerância aos negros, não foi preconceituosa o bastante para fazer com que o oficial não cumprisse seu papel, não só de policial, como de cidadão, e salvar a vida de alguém. Já o oficial que discorda do modo como seus companheiros tratam os negros, entretanto, mostra como as circunstâncias de uma situação podem afetar a ética individual. Ao matar em “legítima defesa” o negro ao qual deu carona, livrou-se do corpo ao invés de assumir o crime, posicionamento moralmente condenável e discordante das atitudes corretas, do ponto de vista da ética coletiva, que teve ao decorrer do filme.

Relacionados