Ibas
Já foram realizadas cinco reuniões de Cúpula:
I Cúpula IBAS – Brasília, em setembro de 2006;
II Cúpula IBAS – Pretória, em outubro de 2007;
III Cúpula IBAS – Nova Délhi, em outubro de 2008;
IV Cúpula IBAS – Brasília, em abril de 2010; e
V Cúpula IBAS – Pretória, em outubro de 2011.
Além do diálogo intergovernamental, as Cúpulas do IBAS abrangem a realização de sete foros temáticos, nas seguintes áreas: mulheres; acadêmicos; empresários; pequenos e médios empresários; editores; governos locais; e parlamentares.
Coordenação política
Desde sua criação, o IBAS consolidou amplo repertório de posições conjuntas do IBAS nos comunicados dos Chefes de Estado e Governo e de Chanceleres em temas como democracia, direitos humanos, inclusão social e desenvolvimento sustentável. Os países do IBAS são atores fundamentais nas discussões sobre a reforma das estruturas de governança global, especialmente do Conselho de Segurança e na discussão sobre os Objetivos de Desenvolvimento pós-2015.
Cooperação setorial
O IBAS conta atualmente com 16 Grupos de Trabalho temáticos orientados para a troca de informações e a cooperação técnica – dentre os quais se destacam aqueles dedicados a defesa, administração aduaneira e tributária, assentamentos humanos, comércio e investimentos e Energia.
Está sendo examinada proposta brasileira de consolidação dos grupos de trabalho, por área temática e com definição de prioridades, de forma a alinhá-las ao ideário político do Fórum e às vantagens comparativas do IBAS em temas como a agenda do desenvolvimento pós-2015.
Fundo IBAS para o Alívio da Fome e da Pobreza
ibasFace mais visível do IBAS, o Fundo financia desde 2004 projetos em países de menor