IBAMA
O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis, conhecido como IBAMA, tem como objetivo proteger o meio ambiente e assegurar a sustentabilidade no uso de recursos naturais, oferencendo ao cidadão uma ótima qualidade ambiental concedida à vida, vinculada ao Ministério do Meio Ambiente.
Contribuindo para o desenvolvimento do país, criando políticas públicas ambientais fortalecendo a educação ambiental tendo como refêrencia competências institucionais. Cabe somente ao IBAMA editar normas e padrão de qualidade ambiental, a fiscalização e a aplicação de penalidades administrativas, o monitoramento ambiental (quanto ao desmatamento, queimadas e incêndios florestais que ameaçam a qualidade ambiental), é de responsabilidade do órgão também a execução de programas de educação ambiental, o licenciamento ambiental, a elaboração do sistema de informação e o estabelecimento de critérios para a gestão do uso dos recursos faunísticos, pesqueiros e florestais.
O IBAMA efetiva a fiscalização/monitoramento ambiental através do CSR (Centro de Sensoriamento Remoto) alinhado às diretrizes do Ministério do Meio Ambiente que são: o desenvolvimento sustentável, controle social e fortalecimento o Sistema Nacional de Meio Ambiente - SISNAMA. Esse serviço é disponibilizado através do site do SISCOM (Sistema Compartilhado de Informações Ambientais), onde também é possível consultar informações sobre antropização e desmatamento, tanto da Amazônia como dos outros biomas brasileiros.
Sua estrutura organizacional compõe-se de: Presidência, Diretoria de Planejamento, Administração e Logística, Diretoria de Qualidade Ambiental, Diretoria de Licenciamento Ambiental, Diretoria de Proteção Ambiental, Diretoria de Uso Sustentável da Biodiversidade e Florestas, Auditoria, Corregedoria, Procuradoria Federal Especializada, Superintendências, Gerências Executivas, Escritórios Regionais, e Centros Especializados.
O Agente