IAS Relat Rio Do Projecto
Monografia
Lisboa, Portugal, 19 Dezembro 2007
1
Aplicações de Acelerómetros
Lígia J. Figueiredo, Ana R. Gafaniz, Gustavo S. Lopes e Rúben Pereira
Resumo— Neste trabalho, faz-se uma abordagem geral sobre as características dos acelerómetros, sobre quais as informações que deles se retiram e qual o interesse da sua aplicação no campo da medicina, entre outras coisas. Descrevem-se os procedimentos efectuados na montagem do acelerómetro triaxial e na aquisição e manipulação do sinal. No final, indicam-se os resultados obtidos e faz-se uma breve discussão dos mesmos. O processamento do sinal teve como objectivo medir distâncias durante curtos períodos de tempo e avaliar a tempo de resposta num reflexo patelar.
Palavras-chave— acelerómetro, medição de inclinação, medição de deslocamentos, reflexos.
I. MONOGRAFIA
A. Acelerómetro: definição e princípio de funcionamento
Os acelerómetros são sensores ou transdutores que medem acelerações. A aceleração é uma medida de quão rapidamente a velocidade varia e pode ser obtida segundo uma, duas ou três direcções, utilizando acelerómetros uni, bi ou triaxiais, respectivamente.
Tipicamente, os acelerómetros são constituídos por uma massa de reacção suspensa por uma estrutura estacionária.
Este aparelho pode ser visto como um transdutor massa-mola, que se encontra no interior dum sensor, que por sua vez está unido ao corpo. Sempre que este acelera, a inércia faz com que a massa resista. A força exercida pela massa é equilibrada pela mola e, como o deslocamento permitido pela mola é proporcional à força aplicada, a aceleração do corpo é proporcional ao deslocamento da massa.
Num acelerómetro, a aceleração é geralmente medida num ponto especial de medida, ao longo de um eixo sensível do acelerómetro. A magnitude da aceleração aplicada é vista, por instrumentos ou circuitos, como um impulso eléctrico. O impulso eléctrico é depois processado por circuitos externos, podendo ser usado em