Ias 36
CONFORMIDADE DOS BALANÇOS EM IFRS DE BANCOS COM AS NORMAS CONTÁBEIS INTERNACIONAIS
IAS 36
Impairment of Assets
ETAPA 1
2011
Etapa 1
IAS 36 – Impairment of Assets
Resumir pontos importantes da norma e preparar check list dos parâmetros de divulgação determinados pelas IFRS para analisar a divulgação das empresas.
Resumo dos pontos importantes
Páginas 1 à 6
Essa norma consiste na escrituração do valor dos ativos. O ativo deve ser contabilizado pelo seu valor recuperável. Caso isso não ocorra, deve-se reconhecer uma perda por imparidade. A norma trata também de reversão de perda por imparidade.
Norma aplicada a ativos que não sejam: inventários, ativos provenientes de contrato de construções, impostos diferidos, benefícios de empregados, ativos financeiros que se encaixem nos parâmetros do IAS 39, propriedades de investimento que sejam mensuradas por valor justo, ativos biológicos que sejam destinados a atividade agrícola que seja mensurada pelo valor justo menos os custos estimados de venda, custo de aquisição de diferidos e ativos intangíveis resultante dos direitos contratuais de uma seguradora sob contrato de seguros e ativos não correntes destinado a vendas.
Páginas 7 à 11
Um ativo intangível, com vida útil indefinida, ou ainda não disponível para uso, e o ágio por expectativa de rentabilidade futura (goodwill) devem ser testados com relação à redução ao valor recuperável, pelo menos uma vez ao ano. Porém, se o valor recuperável é significativamente maior que o contábil, não há necessidade de se estimar novamente. Se as taxas de juros aumentarem no período, a entidade não necessita fazer a estimativa do valor recuperável quando: a taxa de desconto do valor em uso não for afetada; não houver diminuição significati va no valor recuperável; for improvável a perda material por desvalorização. Se houver indicação de