IAS 1
Finalidade e Composição
Finalidade
Demonstrações Financeiras: representação estruturada da situação financeira e do desempenho financeiro de uma entidade. Sua finalidade é fornecer informações sobre posição financeira, desempenho financeiro e fluxo de caixa de uma entidade que sejam úteis a diversos usuários quando da tomada de decisões. Expor como a gerência controla os recursos a ela confiados.
Dados exigidos: ativo, passivo, patrimônio líquido, receitas e despesas, contribuições de proprietários e distribuições a eles e fluxos de caixa. A frequência do relato e período de cobertura tem de ser feita pelo ao menos uma vez ao ano.
São componentes das demonstrações financeiras: Demonstração da posição financeira; Demonstração do resultado abrangente; Demonstração das mutações no patrimônio líquido; Demonstração dos fluxos de caixa.
Informações comparativas: devem ser divulgadas informações comparativas do período anterior a respeito de todas as quantias relatadas nas demonstrações financeiras.
Identificação das demonstrações financeiras e informações anexas: as demonstrações financeiras devem estar claramente identificadas para que os usuários possam distinguir as informações nas quais se utilizam as IFRS das outras.
Declaração de conformidade com as IFRS: as demonstrações financeiras exigem tal declaração.
Estrutura das demonstrações financeiras: postura permissiva, estabelecendo níveis mínimos de itens que devem ser obrigatoriamente incluídos em cada demonstração
Demonstração da posição financeira: título reflete melhor a função desta demonstração que contém várias referências a posição financeira.
Distinção entre ativo e passivo corrente e não corrente: os ativos correntes e não correntes e os passivos correntes e não correntes devem ser apresentados com classificações separadas no corpo da demonstração da posição financeira.
Informações exigidas no corpo da demonstração da posição financeira: