Ianni, octavio. imperialismo na américa latina. 2º edição: editora civilização brasileira. rio de janeiro, 1998. 224p.
1099 palavras
5 páginas
IANNI, OCTAVIO. IMPERIALISMO NA AMÉRICA LATINA. 2º EDIÇÃO: EDITORA CIVILIZAÇÃO BRASILEIRA. RIO DE JANEIRO, 1998. 224P.Octavio Ianni, sociólogo e cientista político, nasceu em Itu, estado de São Paulo. Livre docente na USP em 1964, foi membro do Centro Brasileiro de Análise de Planejamento - CEBRAP entre 1969 e 1979, foi professor convidado em vários centro internacionais e à partir de 1983, é professor titular do Departamento de Sociologia da Faculdade de Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Um dos mais conhecidos sociólogos brasileiros, realizador de pesquisas clássicas e autor de mais de 25 livros.
Para conhecer as condições de organização, funcionamento e mudança do poder político nos países da América Latina, é indispensável conhecer melhor a índole das relações existentes entre os Estados Unidos e esses países. A proposta do autor Octavio Ianni é levantar uma discussão em torno dessa problemática objetivando analisar as formas de relações externas predominantes no eixo que liga os modelos políticos adotados na América Latina.
A obra abrange cinco capítulos:
I: Diplomacia e imperialismo;
II: Estado Nacional e Organizações Multinacionais;
III: Imperialismo e Relações de Dependência;
IV: Dependência Estrutural e Contradições Internas;
V: A Crise do Estado -Nação. Durante a análise destes capítulos, observa-se que o autor com propriedade e minúcia enfoca as questões econômicas, políticas, militares e culturais, como bases de compreensão da obra. No primeiro capítulo, o autor apresenta a relação existente entre os EUA e os países da América Latina, a base em que se sustenta essa relação e trata ainda a política tanto dos EUA quanto dos países latino-americanos em resposta a tal situação.
Desde a segunda Guerra Mundial, os países da América Latina se beneficiam com o apoio e proteção dos EUA para enfrentarem a luta de classes. Por sua vez, os EUA, através do interesse das grandes empresas, adotam um conjunto de