Ia - inteligência artifical
IA tem como significado “inteligência artificial”. Para nos apercebermos realmente do significado de IA há que saber o que quer realmente dizer artificial e inteligência. Artificial segundo um qualquer dicionário de língua portuguesa quer dizer «produzido por arte ou por indústria; fingido». Inteligência no dicionário significa «faculdade de pensar, conceber; raciocínio; pessoa de grande capacidade intelectual». Ou seja IA quer dizer «algo com a faculdade de pensar produzido pela indústria».
Mas realmente o que é um inteligente artificial? Uma das respostas possíveis é «o inteligente artificial é aquele que não sabe o que é a IA, mas está disposto a apostar a vida em como ela existe» (autor anónimo). Esta afirmação responde a muitas perguntas que espero colocar durante este trabalho.
Porem a inteligência artificial já está entre nós ou será uma visão do futuro? A IA já é usada nas fábricas com linhas de montagem, em aplicações económicas, mas também por exemplo nos brinquedos, com bonecos que até já aprendem uma grande quantidade de palavras. No futuro espera-se outras aplicações da AI como a automatização de escritórios, a gestão de grandes bases de dados e a gestão de sistemas.
Mente e IA
Neste momento a AI saiu do campo de discussão relativamente aos agentes cognitivos e reactivos, agora a discussão está em redor das potencialidades de uma máquina, ou seja o isolacionismo e conexionismo.
Para os mistérios da mente serem resolvidos, não podemos rejeitar a cognição, mas combatendo o isolacionismo.
Alguns dizem que o agente da AI deve possuir três poderes: aquisição de conhecimento, comportamento orientado por objectivos e aquisição de conhecimentos. Outros dizem que é preciso ir a aprendizagem. Já que a aprendizagem está ligada inequivocamente a inteligência. Esta pode ser entendida como a capacidade para descrever dados e objectos complexos de informação,