Hérnia
Serviço de Oftalmologia
[pic]
Grupo:
Raquel Guimarães
Carolina Pádua
Samlla Stein
Greice Farias
Fernanda Craide
Caroline Souza
Nazir Chalela
Dárcio Dominguitto
GLAUCOMA AGUDO
Definição O glaucoma é causado por diferentes enfermidades que, na maioria dos casos, levam a um aumento da PIO (pressão intra-ocular) causado por um bloqueio ao fluido no interior do olho. Com o tempo isto causa dano ao nervo óptico, podendo levar a perda visual permanente.
Fisiopatologia O humor aquoso é um líquido transparente, que preenche o espaço entre a córnea e a íris, chamado câmara anterior e o outro, entre a íris e cristalino, a câmara posterior. Estes espaços se comunicam através da pupila, orifício circundado pela íris.
Sua principal função é a nutrição da córnea e do cristalino, além de regular a pressão interna do olho. Produzido pelo corpo ciliar entra na câmara posterior, passa para a câmara anterior através do orifício pupilar e vai em direção ao ângulo iridocorneano, onde se encontra a rede trabecular, que compreende 30 canais coletores. Aí penetra por difusão no canal de Schlemm, constituído por 12 veias aquosas, que o conduz ao sistema venoso da coróide. Na midríase há máximo contato entre a lente e a íris, o que deixa o ângulo estreito e pode desencadear um acumulo de fluido e provocar um ataque de glaucoma. Contudo, quando se eleva a pressão intra-ocular, as células nervosas tornam-se comprimidas e a danificação pode levar à morte dessas células, o que torna a perda visual permanente.
Fatores de Risco Existem algumas condições especiais que pode colocar determinadas pessoas em maior risco de desenvolvimento do glaucoma, são elas:
• Pessoas acima de 45 anos Apesar de desenvolver-se em qualquer faixa etária, as pessoas acima de 45 anos tem uma chance maior de desenvolvimento.
• Pessoas com história familiar de glaucoma O glaucoma parece