Hypertexto
HTML é uma abreviação de Hypertext Markup Language - Linguagem de Marcação de Hypertexto. É uma linguagem que publica conteúdos(textos, imagem, vídeo) na internet.
O HTML é interligado no conceito de Hipertexto, contudo são um conjunto de elemento que pode ser formado por palavra imagem, vídeos, áudio, documentos etc.
O HTML é uma linguagem, onde é entendida de maneira global.
O começo e a interoperabilidade
Entre 1993 e 1995, o HTML ganhou as versões HTML+, HTML 2. 0 e HTML 3.0, houve várias mudanças para enriquecer a linguagem. Em 1997, o grupo de trabalho WC3 trabalhou na versão 3.2 para manter uma versão padrão e comum.
Desde o começo a HTML foi criada para ser uma linguagem independente de browser. Interoperabilidade significa menos custos. O código HTML pode ser lido por diversos meios, assim evitou que a Web fosse desenvolvida em uma base limitada.
O HTML foi desenvolvido para a formação e publicado por meio de um código que fosse acessível por meio de dispositivos não importando o tamanho da tela, resolução, variação de cor. Dispositivos próprios para deficientes visuais e auditivos ou dispositivos moveis e portáteis. O HTML deve ser entendido de acordo com as necessidades e limitações de cada usuário.
O HTML5 e suas mudanças
O que é o HTML5?
O HTML5 é a nova versão do HTML4. Enquanto Whatwg definiria as regras de marcações do HTML5, também dos APIs que formaram a arquitetura web APIs conhecidas como DOM level 0.
O objetivo principal do HTML5 facilitar a manipular o elemento possibilitando o desenvolvedor a modificar as características dos objetos, de maneira que seja transparente para o usuário final.
O HTML5 Fornecerá ferramentas para a CSS e o Javascript o seu trabalho da melhor maneira possível, permitirá por meio do APIs o uso das características destes elementos, o website continue leve e funcional.
Também cria novas tags e modifica a função de outras. As versão antigas do HTML não continham um padrão universal para a