Hyminolepis
A Himenolepíase é uma verminose, uma infecção intestinal, provocada por uma das seguintes espécies: Hymenolepis nana e Hymenolepis diminuta, cujo tamanho varia de 3 a 4 cm. Popularmente, é conhecida como infecção por tênia anã e tênia do rato.
É mais frequentemente causada pela Hymenolepis nana, que é um parasita cosmopolita, normalmente encontrado em regiões de clima quente. A densidade populacional e o hábito de viver em ambientes fechados são dois fatores muito importantes na determinação da incidência dessa verminose. A resistência de até 10 dias dos ovos do parasita em meio externo, os maus hábitos higiênicos, a ingestão acidental de alimentos e bebidas contaminados são formas bastante comuns de se contrair a doença.
No organismo, o Hymenolepis nana causa diversos sintomas no indivíduo, que varia em relação ao número de parasitas e a idade em que este indivíduo se encontra. São mais evidentes em crianças e se caracterizam principalmente por diarréias, dor abdominal, agitação, insônia, irritabilidade, raramente ocorrendo sintomas nervosos, dos quais os mais penosos são ataques epilépticos em formas variadas, incluindo cianos, perda de consciência e convulsões. Além disso, o verme pode causar extensas lesões na mucosa intestinal com pequenas ulcerações e perda de peso. O habitat principal do verme adulto é no intestino delgado, principalmente no íleo e jejuno do homem.
A Himenolepíase também pode ser causada pelo Hymenopelis diminuta, mas não com tanta freqüência, pois essa espécie geralmente infecta ratos, camundongos e outros roedores. O homem é contaminado pela ingestão acidental de artrópodes infectados (pulgas, por exemplo).
Durante este trabalho será possível a identificação e a diferenciação dessas espécies, visando o melhor entendimento da doença.
TAXONOMIA
Filo: Platyhelminthes
Classe: Cestoda
Família: Hymenolepididae
Gênero: Hymenolepis
Espécies: