hvdjhcsk
1086 palavras
5 páginas
RIBEIRO, Darcy. O Povo Brasileiro: São Paulo: Companhia das Letras, 1995. PALAVRAS CHAVES: Mamelucos; Afro-Brasileiros; Neobrasileiros; Etnia Brasileira.
1 Introdução
Apresenta-se o fichamento da conhecida obra de Darcy Ribeiro, O Povo Brasileiro foi um dos destacados autores da chamada filosofia política.
Darcy Ribeiro nasceu em Minas (1922), no centro do Brasil. Formou-se em Antropologia em São Paulo (1946) e dedicou seus primeiros anos de vida profissional ao estudo dos índios do Pantanal, do Brasil Central e da Amazônia. Neste período fundou o Museu do Índio e criou o Parque Indígena do Xingu. Escreveu uma vasta obra etnográfica e de defesa da causa indígena.
Vamos ao resumo. Durante o fichamento farei alguns comentários pessoais, que estão destacados em fonte vermelha e entre colchetes.
2 Primeira Parte: A origem do povo brasileiro
1 – Neobrasileiros ou Mamelucos
“A expansão do domínio português terra adentro, na constituição do Brasil, é obra dos brasilíndios ou mamelucos. Gerados por pais brancos, a maioria deles lusitanos, sobre mulheres índias, dilataram o domínio português exorbitando a doção de papel das Tordesilhas, excedendo a tudo que se podia esperar”.
O autor diz que foi criada uma nova raça de humano, um agregado, onde não se identificava e nem era visto como os índios, europeus ou negros. Tinham sua própria cultura. O mameluco não se via como índio, negro ou europeu, e também era rejeitado por eles. Os europeus e índios ocupavam a faixa litorânea, e o índio a fundo das matas e o que restava para os mamelucos era essa faixa de terra que ficava entre esses povos, onde inicialmente não era ocupada por ninguém, por isso a expressão terra de ninguém. Estabelecido então naquela terra de ninguém, formou uma nova sociedade, criando uma nova cultura, falando sua própria língua.
[Os Mamelucos rejeitados desde criança, tanto pelo pai europeu quanto pela mãe índia, ao meu ver acabaram criando um sentimento de revolta, não podendo