huoyhu trab de ciencias

462 palavras 2 páginas
Nos últimos 10.000 anos, os períodos mais quentes aconteceram bem antes dos seres humanos começarem a produzir quantidades significativas de dióxido de carbono. Uma análise detalhada nas recentes mudanças climáticas revela que as temperaturas se elevaram antes de 1940, mas caíram inesperadamente durante o crescimento econômico do pós-guerra, quando as emissões do dióxido de carbono incrementaram-se dramaticamente. Há algumas evidências para sugerir que variações do dióxido de carbono estão defasadas das variações nas temperaturas por mais de 800 anos e conseqüentemente não podem ser a causa delas. No modelo de efeito estufa do aquecimento global, o calor dos raios do sol é retido por gases estufa na atmosfera. Se não fosse por esses gases, a terra seria fria demais para a vida. O calor do sol é capturado pelos gases estufa na atmosfera da terra. Este é o efeito estufa. Os modelos tradicionais predizem que concentrações crescentes de gases estufa conduzem a elevações das temperaturas.
Se o aquecimento da “estufa” estiver mesmo acontecendo, então os cientistas predizem que a troposfera (a camada da atmosfera da terra que fica de 10 a 15 quilômetros acima de nós) deve se aquecer mais rapidamente do que a superfície do planeta, mas os dados coletados pelos satélites e pelos balões meteorológicos parecem não dar suporte a esse modelo. A troposfera não está se aquecendo porque os gases estufa produzidos pelo homem não estão causando o aquecimento do planeta. O dióxido de carbono está sendo produzido em quantidades muitíssimo maiores por vários meios naturais: as emissões humanas são minúsculas na comparação. As emissões vulcânicas e o dióxido de carbono produzido pelos animais, pelas bactérias, pela deterioração natural da matéria orgânica e pelos oceanos, ultrapassariam a nossa própria produção diversas vezes.
Outros argumentariam que o dióxido de carbono não é o único gás estufa e que as emissões humanas poderiam declinar em um sistema complexo, mas finamente

Relacionados