Hunt
O elemento comum das ideias é compreender a natureza do sistema econômico, isto é, identificar as características que seriam mais importantes para o funcionamento do capitalismo, como o sistema funcionava, o que determinava o volume de produção, qual era a origem do crescimento econômico, o que determinava a distribuição da riqueza e da renda e outras questões pertinentes.
-Definição do capitalismo O capitalismo como sistema econômico político e social dominante, surgiu muito lentamente, em um período de vários séculos, primeiramente na Europa Ocidental e depois no restante do Mundo. Definimos, segundo esse livro, um sistema econômico segundo seu modo de produção no qual se baseia. Esse modo de produção é definido pelas forças produtivas e pelas relações sociais de produção.
Forças produtivas: constituem a tecnologia produtiva, que consiste no estado atual de conhecimento técnico ou produtivo , bem como nas ferramentas, implementos, máquinas e prédios usados na produção.
Os modos de produção que não satisfazem a essas necessidades mínimas de produção contínua desaparecem. A maioria dos modos de produção que continuaram a existir por muito tempo, de fato, tem produzido não apenas o suficiente para atender as necessidades mínimas, mas também um excesso, ou excedente social ( parte da produção material da sociedade que sobra, após a dedução dos custos materiais da produção). O desenvolvimento histórico das forças produtivas tem resultado em uma capacidade sempre crescente de as sociedades produzirem excedentes sociais cada vez maiores..Dentro dessa evolução histórica, cada sociedade tem sido dividida, de modo geral, em dois grupos separados: uma maioria que trabalha exaustivamente para produzir o necessário para sustentar e perpetuar o modo de produção e o excedente social e uma pequena minoria que se apropria desse excedente e o controla.
Assim, um modo de produção é, portanto, o conjunto social da tecnologia de produção (