Humor
Aumento populacional - uma vez que a produção do feudo se tornou insuficiente para sustentar todos os seus habitantes, muitos deles começara a sair – vilões (que saiam livremente) e servos (que fugiam ou eram expulsos pelos senhores). Dentre esses alguns iam para as Cruzadas, outros roubavam, iam em caravanas, e houve aqueles que se dedicaram ao comércio ambulante, em feiras e nos Burgos.
Cruzadas: Saqueavam e comercializavam – Quando retornavam das cruzadas, alguns cavaleiros saquiavam cidades no oriente. O material proveniente desses saques (jóias, tecidos, temperos, etc) eram comercializados no caminho.
Feiras- Foi nesse contexto que surgiram as rotas comercias e as feiras medievais
Rotas de Comércio, Feiras e Burgos - foram um elemento essencial do Renascimento Comercial, pois por elas fluía a vida mercantil da época. As principais eram as do Mediterrâneo, a do Mar do Norte e de Champagne. As Feiras eram locais de encontros para realização de trocas comerciais, em eventos sazonais com a proteção do senhor Feudal, em troca de impostos sobre os produtos. Muitos locais onde se organizavam as feiras deram origem a Burgos – núcleos urbanos com intensa vida comercial e ativa produção artesanal. A partir dos burgos, desenvolveram-se novas cidades, ao mesmo tempo que ganharam vida as mais antigas, que não haviam desaparecido por completo- As cidades atraíam cada vez mais artesãos, que nelas se fixavam para viver de seu oficio. Atraíam também servos camponeses que as buscavam para tentar vender os seus excedentes agrícolas ou para viver como trabalhadores livres. Atraíam, ainda, comerciantes de sal, de ferro e de inúmeras outras mercadorias, provenientes de regiões distantes.
Danielmovimento comunal.- Porque agora as cidades tinham ganho prestígio econômico e poder e os burgueses, começaram a buscar sua autonomia em relação ao feudo.
O esgotamento das terras: com o esgotamento de terras férteis, muitos