Humor e decepção nas propagandas
Como se não bastasse o surgimento de novo produtos, a cada dia temos acesso a mais opções de marcas e variedade dentro da mesma categoria de produtos e serviços. Dessa forma, fica mais difícil para as organizações chamarem atenção para sua marca e produto.
Portanto, o investimento nos anúncios não é comedido. Além de se utilizar das diversas mídias disponíveis - televisão, mídia impressa e online, etc -, os anunciantes buscam se diferenciar na forma com que passam a sua mensagem. E é a partir desse momento que pode ser iniciado o processo de decepção do consumidor.
A propaganda, então, gera no consumidor expectativas em relação ao produto, que, após sua compra, podem não ser satisfeitas. Essa lacuna, entre a expectativa gerada pela propaganda e a realidade proporcionada pelo produto, é a chamada decepção na propaganda (BATAN, 2009).
A decepção não pode ser confundida com a propaganda enganosa, pois a última dá informações falsas ao consumidor, enquanto a primeira exagera as características do produto.
Neste trabalho, analisaremos o uso do humor como fator que pode mascarar a decepção na propaganda no caso das campanhas de fast food, bancos, e em uma campanha da Topper.
Propagandas de Fast Food
Com decepção e com humor: Mega BK Stacker:
A rede de fast food Burger King lançou em agosto de 2011 um novo sanduíche, o Mega BK Stacker. O produto promete conquistar os consumidores graças a seu tamanho avantajado e sabor, e ainda por permitir que se escolha a quantidade de ingredientes.
E para se diferenciar perante os demais sanduíches da própria rede e também da concorrência, a agência Ogilvy & Mather Brasil, responsável pela campanha, apostou na figura de Anderson Silva, campeão mundial de MMA para a criação da peça.
“Tão assustador que você afina” é o título da campanha, que une as características do sanduíche a do lutador, que, “famoso” por sua voz fina”,