Humilhação social
Humilhação social: análise de uma experiência da desigualdade social
Social humiliation: analysis of a social inequality experience
Márcia Kunis1; Sheila Cruz2; Marcelo Amorim Checchia3
Editorial
1 Graduanda do curso de Psicologia – Uninove. São Paulo – SP [Brasil] mkunis@globo.com
2 Graduanda do curso de Psicologia – Uninove. São Paulo – SP [Brasil] she_psique@yahoo.com.br; sheilacruz70@hotmail.com
3 Professor – Uninove. São Paulo – SP [Brasil] ma.ch@uninove.br; checchia@gmail.com
Ponto de vista
Artigos
Neste texto, busca-se ressaltar e analisar a experiência individual da desigualdade social, com suas implicações psicológicas, considerando o ponto de vista de quem é oprimido por essa desigualdade, por meio do relato de pessoas que viveram e vivem essa experiência cotidianamente. Tendo como base o referencial teórico da Psicologia Social, utilizou-se o conceito de reificação, por permitir analisar um dos fatores predominantes na origem da desigualdade entre os homens.
Objetiva-se colocar em discussão conteúdos, crenças e valores do sistema que determinam formas de relacionamento, facilitando a reflexão e conscientização na busca pelo retorno ao humano. O estudo foi desenvolvido com participantes que exercem funções operárias, na região central da cidade de São Paulo. Para coleta de dados foram realizadas entrevistas semidirigidas, elaboradas com o método da pesquisa qualitativa. Conclui-se que se trata de uma experiência de humilhação social, geradora de angústia, decorrente de uma sociedade visivelmente marcada pelas relações capitalistas, que freqüentemente tendem a anular a essência do homem.
Instruções para os autores
Palavras-chave: Desigualdade social. Humilhação social. Opressão. Psicologia social. In this text, it is aimed to point out and to analyze the individual experience of social inequality, with its psychological implications, considering the point of
view