Hume
Resumo do primeiro capitulo do livro:
RIBEIRO, Luis Felipe B. História da filosofia. Florianópolis: EaD/UFSC, 2008. p.9-31.
1. Introdução
O texto a ser apresentado fala sobre a história da filosofia antiga, sobre sua origem e nascimento, bem como sua subdivisão proposta pelo autor.
2. Quando nasce a filosofia?
Responder a essa pergunta exige que se responda a outra: “o que é a filosofia? Pois é preciso que a pergunta pela origem da filosofia já pertença à história da filosofia.
Filosofia (philosophia): Philo (amigo) e Sophia (sabedoria), mãe de todas as ciências (SOARES, 2009).
Gregos que primeiro a nomearam.
3. Filosofia, acontecimento espiritual
Filosofia: estado de espírito que consiste em problematizar o ser e dar-se conta desse ser, assim a realização da filosofia poderia acontecer em qualquer tempo e lugar, suas raízes devem retomar ao paleolítico mais remoto. Colocar os gregos na origem da filosofia é, portanto uma decisão poética. Quando começou a Grécia histórica, no século oitavo, os orientais já eram impérios senis.
A filosofia é algo ímpar para se dizer que começa tão tardiamente, somente com os gregos, o que podemos dizer é que houve uma nova postura diante dos mesmos conteúdos e não o surgimento de um conteúdo novo.
5. Origem no mito Diferença entre duas palavras gregas mýthos (mito) e lógos, (razão). Processo que leva o mito à filosofia Na práxis mítica, o mito é uma narrativa essencialmente oral, faz parte da realidade, é uma coisa viva. (MARQUES, 1994).
Com o advento do logos há um processo de separação da palavra dita do dizer, pela escrita. Separa-se o que se diz da realidade sobre a qual se diz ou escreve.
6. Diógenes Laércio e o nascimento da filosofia
Diógenes Laércio, no século II depois de cristo, deixou sua posição referente ao nascimento da filosofia em suas compilações, para ele os sábios orientais, trazem traços marcantes dos filósofos que se seguirão na Grécia