HUMANOS
ALUNO: KLEISON MENDONÇA DE AGUIAR
Exercitando 2
De acordo com o que foi discutido até aqui e com os seus conhecimentos prévios, crie uma definição para Economia.
Economia é o conjunto de atividades desenvolvidas pelos homens visando a produção, distribuição e o consumo de bens e serviços necessários à sobrevivência e à qualidade de vida.
Exercitando 3
Explique com as suas palavras os diferentes tipos de bens, relacionando-os.
Bens livres são aqueles que não precisa pagar ou adquirir para poder usufruir, que são eles: praia (mar), vento(ar), luz solar(sol), rio e etc.
Bens econômicos são aqueles que o ser humano tem que trabalhar para poder adquirir como alimentação, eletrodomésticos, matéria prima para fabricação de outros produtos, sendo essencial para o dia a dia de uma sociedade.
Bens de capital são aqueles que tem uma vida longa e que ajudam no processo de fabricação de outros produtos.
Bens de consumo são aqueles que o ser humano necessita para sobreviver como comida, água portável e etc ou que ajudam na conservação de outros produtos não duráveis como geladeira e fogão.
Bens intermediários são aqueles que servem de matéria prima ou que na sua transformação agregada a outro processo produtivo der origem a outro tipo de produto.
Exercitando 5
Explique, com as suas palavras, a diferença que existe entre a Macroeconomia e a Microeconomia.
A Macroeconomia é o ramo da Ciência Econômica que estuda o comportamento da Economia como um todo, tendo como focos o Produto, o Emprego, a Inflação, e o Comércio Internacional. É o campo que embasa a atuação do Estado em suas três funções fundamentais: Locativa, Distributiva e Estabilizadora.
A Microeconomia é o ramo da Ciência Econômica que estuda a formação de preços, a principal variável que orienta a alocação de recursos no contexto das Economias Capitalistas. Discute a funcionalidade do mercado para garantir a organização e distribuição eficientes dos recursos