Humanização
É cada vez mais importante e pertinente dar atenção à humanização dos cuidados prestados às pessoas. Para que isso aconteça é necessário não esquecer todas as dimensões que englobam a vida de cada ser humano. Os Enfermeiros, enquanto prestadores de cuidados de saúde devem sempre cuidar a pessoa tendo em conta uma visão holística do ser. Tal como afirma Pessini e Bertachini (cit in Carvalho et all, 2005): “Humanizar o cuidar é dar qualidade à relação profissional da saúde – paciente. É acolher as angústias do ser humano diante da fragilidade de corpo, mente e espírito. (…) Ser sensível à situação do outro, criando um vínculo, graças a uma relação diagonal, para perceber o querer ser entendido com respeito, numa relação de diálogo e necessidades compartilhadas”.
A enfermagem, que é a arte do cuidar e a ciência cuja essência e especificidade é assistência/cuidado ao ser humano, individualmente, na família ou comunidade (TRINDADE, 2009), tem papel fundamental na prestação de uma assistência de qualidade ao indivíduo hospitalizado.
O objetivo desse trabalho é mostrar a importância da humanização para que através dela se tenha um resultado satisfatório, no que diz respeito à recuperação do cliente.
2 O QUE É HUMANIZAR
Humanização é a ação ou efeito de humanizar, de tornar humano ou mais humano, tornar benévolo, tornar afável.
A humanização é um processo que pode ocorrer em várias áreas, como Ciências da Saúde, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Exatas, etc. Sempre que ocorre, a humanização cria condições melhores e mais humanas para os trabalhadores de uma empresa ou utilizadores de um serviço ou sistema.
O processo de humanização implica a evolução do Homem, pois ele tenta aperfeiçoar as suas aptidões através da interação com o seu meio envolvente. Para cumprir essa tarefa, os indivíduos utilizam recursos e instrumentos como forma de auxílio. A comunicação é uma das ferramentas de grande importância na humanização.
A humanização