humanização
CURSO DE GESTÃO HOSPITALAR
ATPS HUMANIZAÇÃO E ATENDIMENTO HOSPITALAR
Akiko Nakamura Maeda RA: 7377580588
Cleide do Nascimento Balbino de Souza RA: 7598622444
Denise Amorim Queiroz RA: 7704625409
Marta Vieira Scursel RA: 7930623780
Suze Barbosa Ramos RA: 7989757250
Tutor: Profa. Kelly Lopes de Araújo Appel
São Paulo, 8 de outubro de 2013.
Introdução
Conforme preconiza o Ministério da Saúde a proposta da humanização é melhorar a qualidade das relações de trabalho da saúde tanto para o cuidador e o ser cuidado, sem dúvidas embutindo valores tais como: paz, liberdade, respeito e o amor entre outros aspectos.
Todos os atributos de cuidar são essenciais no processo do desenvolvimento do ser. Chama a atenção que nos dias de hoje é maior que nunca, sempre priorizando conforme Roach (1993), com consciência, comprometimento, compaixão, competência e confiança.
O processo de cuidar envolve crescimento e ocorre independentemente da cura. Para que a humanização ocorra de forma agradável o cuidado compreende em comportamentos e atitudes demonstradas com ações composto por comportamentos de gentileza, disponibilidade, compaixão, responsabilidade, segurança, interesse e oferecimento de apoio, conforto, solidariedade e confiança.
Humanizar é cuidar. O amor é o cuidado ou vice-versa, por meio do cuidado, cumpre-se uma missão de ajudar, amar e dar carinho. O amor é a expressão mais alta do cuidado (BOFF,2003).
Justificativa do projeto
O Projeto Hortoterapia é um ambiente que estimula os pacientes e todos que se envolve com as atividades desenvolvidas neste espaço, há interagir com a natureza onde ele será protagonista deste estabelecimento, uma terapia que envolve movimento, dedicação, confiança, esperança, paz, distração,