Humanização com o paciente
Dedicatória
Dedico este trabalho a todos da minha família que tem me apoiado nessa nova etapa da minha vida, a professora Luciana que através deste trabalho me proporcionou um novo aprendizado e a todos profissionais de enfermagem que exercem sua profissão com competência.
Introdução
Com o advento da industrialização, as máquinas estão cada vez mais presentes nas instituições hospitalares como sinônimo de alta tecnologia e cuidados avançados. Mas no que se refere à saúde, não se pode substituir o trabalho humano pelo mecânico. Assim, algumas perguntas vêm à tona: como está acontecendo o cuidado? Mas, o que é o cuidado? Atualmente, espera-se discutir mais a temática sobre o cuidado na enfermagem, não sob a ótica do senso comum que se baseia no cuidado como caritativo, mas sim, na tentativa de discutir o cuidado holístico, além de intencionalmente buscar algumas iniciativas, valores, pensamentos capazes de melhorar o contato humano entre o profissional e o usuário, entre os próprios profissionais da saúde, entre o hospital/unidade básica de saúde/comunidade visando o enfrentamento das lacunas existentes entre este e a atenção integral à saúde do indivíduo.
Conclusão
Para que haja um avanço nas discussões sobre o cuidado, é necessário que o trabalhador adote a postura de colocar-se no lugar do ser que é cuidado para sentir quais são suas reais necessidades, e que o contexto familiar e institucional sejam reorganizados, garantindo conforto, resolutividade e atendimento humanizado para os protagonistas do cuidado, seres que cuidam e seres que são cuidados. Assim, acontece o “cuidado humanizado” ou seja, o cuidado propriamente dito, a criação da empatia entre cuidador e ser cuidado, cada um colocando-se no lugar do outro e pelo menos, tentando entender o que se passa naquele momento na vida daquele indivíduo. È realizar a reflexão de que se deve cuidar do outro como se o cuidado fosse