humanizando a tecnologia
Publicado em 22/08/2013
No cenário globalizado e em continuo processo de mudança – cada vez mais abrangente e veloz, algumas considerações devem ser tomadas, para buscarmos harmonizar o avanço tecnológico com as necessidades e expectativas das pessoas, especialmente àquelas relacionadas a se sentirem bem consigo mesmas, a poderem cuidar de suas atualizações e aprimoramentos técnico-comportamentais e, assim, desenvolverem e/ou usarem novas tecnologias, em proveito de si mesmas – alcançando ganhos de competitividade para as empresas.
Queremos esclarecer alguns conceitos importantes sobre o tema e, com base nesse trabalho, indicar ações que possam ser tomadas, em nível pessoal e empresarial, para melhorar o grau de harmonização entre pessoas e tecnologia. Vamos aos conceitos:
1) Avanço
Esta expressão, no nosso contexto, tem o sentido de” processo de mudança”. A esse processo chamamos, hoje, por “modernidade”, embora muitos questionem que não deveríamos chamar por moderno, melhor, muitas coisas que, têm contribuído para um nível menor de qualidade de vida das pessoas.
O mundo sempre mudou, muda e continuará mudando, independentemente de nossa vontade e/ou de nossa aprovação e, quer concordemos ou não, no geral, o processo de mudança tem nos conduzido para situações reais de melhor qualidade de vida. Basta observarmos as condições de vida de nossos avós, as vividas pelos nossos pais e as nossas, para constatarmos que temos muito mais conforto material que qualquer deles, e muito melhores condições de vida.
Fica porém no ar uma questão para refletirmos e chegarmos à respostas pessoais, sempre pessoais: “ Somos hoje, no geral, mais felizes do que eles foram?
2) Tecnologia
Entendemos por tecnologia os esforços realizados pelas pessoas e empresas, no sentido de desenvolverem equipamentos, processos ou métodos de trabalho que permitam fazer, de modo mais efetivo (eficiente e eficaz) novas coisas ou mesmo coisas que já fazíamos. Em