humaniza sus
Humanização e Assistência
Prof.ª Claudia Cândido
ATPS – Conclusão Final
CAROLINA DOS SANTOS DE SOUZA GAMA 6814016048
ROSENILDO APARECIDO RODRIGUES CORREA 6258205929
ROSELI FREZ 6277284866
ELLEN MORELLI MIRANDA DE OLIVIERA 6450314736
ANA PAULA BISPO DOS SANTOS 6620349846
Cuidar e Humaniza: Relações e Significados
Parece estranho falar de humanização para seres humanos, já que humanizar deveria fazer parte da natureza do homem, porém mostra-se necessário que façamos uma revisão de nossas práticas cotidianas com ênfase na criação de melhores equipes de trabalho que valorize a dignidade de sua profissão e do paciente, temos que criar formas de orientar a quem cuida a dar o tratamento individualizado frente às necessidades de cada um.
O cuidar tornou-se mecanizado, fragmentado e tanto as pessoas que cuidam com as que recebem cuidados, parecem ter esquecido que esta habilidade/qualidade, além de constituir uma ação é um valor, um comportamento. Os enfermeiros devem ser atuantes não só na administração das atividades, mas sim estar em constante interação com o meio cuidar/cuidado para através do seu conhecimento, desenvolver a humanização. Isso nos confere, tanto mais responsabilidade, quanto desafios.
Percebendo esta carência na área da saúde de um modo geral, fica claro a necessidade de profissionais cada vez mais dedicados e que estejam sempre em um processo de educação continuada já que a enfermagem é uma profissão que exige desdobramento constante do profissional. Então humanização não tem que ser visto como uma opção e sim o dever de quem escolheu cuidar de pessoas como legadas.
O cuidado é entendido como um modo de ser; sem o cuidado deixa-se de ser humano. Assim, a afirmação de que