humanismo
O humanista era um sábio, um pensador, que exercia uma pesada crítica à cultura e aos valores medievais. Ele vai defender o homem como o centro do universo, é uma revalorização do homem, o Antropocentrismo, e também, o Racionalismo, a razão passa a ser a grande busca do homem. Esses fatores vão desenvolver o Individualismo.
As Formas do Renascimento
• Literário;
• Artístico;
• Científico.
Científico
No aspecto científico, tem-se um grande debate biológico, de um lado o Geocentrismo, postura defendida pela igreja católica, que vinha desde a antiguidade, e afirmava que a terra é o centro do universo, e os humanistas, que passam a defender uma outra idéia, o Heliocentrismo, o sol como centro do universo.
A igreja não ver com bons olhos essa postura, e chega a acusar os pensadores de heresia. Giordano Bruno, um filósofo que estava defendendo o heliocentrismo, foi queimado na fogueira. Galileu Galilei, um astrônomo que também estava defendendo o heliocentrismo, não foi queimado, pois se retratou, mas em compensação vai passar o resto de seus dias, num exílio, em sua própria casa.
http://www.grupoescolar.com/a/b/45956.jpg
A Reforma Religiosa
Causas da Reforma
• Quebra das normas eclesiásticas;
• Heresias;
• Interesses da Burguesia;
• Nacionalismo.
Foi um processo que começou na Alemanha, quando um monge, chamado Martinho Lutero vai apresentar a suas 95 téses condenando uma série de práticas da igreja católica. A principal delas, é a questão das Indulgências, o perdão.
Em 1514, o Papa Leão X foi perturbado por todo seu pontificado por heresias e cismas, especialmente a rebelião desencadeada por Martinho Lutero. Além da Indulgência, ele começa a apontar a corrupção eclesiástica, Para que casa, que tem filhos, ou seja, ele aponta a quebra das normas eclesiásticas.
Internamente, desde o século XII, a igreja já vinha sofrendo problemas com as heresias, que são movimentos que ocorriam dentro da igreja católica, e que já