Humanismo
1) PRINCIPAIS INFLUÊNCIAS:
1.1 Humanismo Antigo
Os Sofistas: se compunham de grupos de mestres que viajavam de cidade em cidade realizando discursos com o intuito de educar o povo, formando cidadãos bem sucedidos na vida pública e privados. Sua técnica de persuasão era a retórica.
Máxima de Protágoras: "O homem é a medida de todas as coisas".
Foram os primeiros a colocar os problemas do HOMEM no centro da reflexão filosófica.
Argumentaram que a moralidade ou imoralidade de um ato não poderia ser julgada fora do CONTEXTO CULTURAL em que aquele ocorreu. Tal posição questionadora levou-os a serem perseguidos, inclusive pelos filósofos gregos.
Dentro do Humanismo Antigo podemos citar filósofos como Sócrates, Platão, Aristóteles, Homero e Tales.
1.2 Humanismo Cristão
Aurélio Agostinho: Uma das figuras mais importantes no desenvolvimento do cristianismo no Ocidente. Recuperou a filosofia grega e a adaptou ao Cristianismo.
Pedro Abelardo: Fundador da Escolástica – escola que homogeneizou o conhecimento cristão.
Devemos levar em conta o contexto da época, onde havia pouca liberdade de pensamento.
1.3 Humanismo Renascentista
Os humanistas eram estudiosos da cultura clássica antiga, uns ligados à igreja, outros eram artistas e historiadores, independentes ou protegidos por mecenas. Eles foram muito importantes para o humanismo, pois divulgavam as idéias e novos conceitos, também identificavam e valorizavam os direitos dos cidadãos. Neste contexto cultural que o humanismo surge, a visão antropocêntrica influencia em todos os campos: literatura, música, escultura e artes plásticas.
-
Contexto histórico: Século 15 e 16, final da Idade Média e “preparação” para a Idade Moderna.
Crenças foram colocadas em discussão, dogmas religiosos deixaram de ser absolutos e houve um grande desenvolvimento da ciência e tecnologia.
Repercussões:
Novas técnicas de representação visual
Arquitetura mais fidedigna à valoração das edificações
Literatura