humanismo
Neste trabalho iremos falar sobre o Humanismo que foi uma fase de transição onde se discutia sobre o Teocentrismo e o Antropocentrismo ou seja, a fé contra a razão. A época do humanismo se estende desde 1434, quando Fernão Lopes foi nomeado cronista-mor da Torre do Tombo, até 1527, com a chegada de Sá de Miranda a Portugal. O texto com mais destaque desse período foi a prosa, devido ao trabalho dos cronistas. Além disso, o humanismo causou o surgimento do teatro popular em Portugal através de Gil Vicente.
O Humanismo é dividido em três estilos: Crônica histórica, poesia palaciana e teatro popular.
CRÔNICA HISTÓRICA Fernão Lopes é o nome mais importante desse estilo, pois ele retratou em suas crônicas a importância dos fatores econômicos e do povo na história. Em 3 obras ele retrata a vida de reis portugueses sendo elas: Crônica del-Rei D. Pedro I (influenciou o livro Os Lusíadas), Cônica del-Rei D. Fernando e Crônica del-Rei D. João I.
POESIA PALACIANA esse estilo é muito focado para os nobres, nele são retratados costumes da Corte. Neste período começou a separação entre poesia e música. Garcia de Resende reuniu as poesias de seu tempo em um livro chamado Cancioneiro Geral, em 1516. Os temas das poesias doCancioneiro são os mais variados: religiosos, satíricos, dramáticos, didáticos e líricos, dentre outros.
TEATRO POPULAR teve inicio com Gil Vicente e buscava fazer sátiras sobre a vida das diversas classes sociais.
Gil Vicente ao longo de sua vida escreveu cerca de 40 peças, tendo como principalcaracterística a sátira, nessas peças Gil zombava de todas as classes sociaisprincipalmente de seus costumes. A crítica dos costumes fazia uma denúncia social: depravação, ganância, desonestidade, entre outros. Uma obra muito famosa de Gil foi o Auto da Barca do Inferno.
Espero que gostem do trabalho.
Gil Vicente
Não se sabe ao certo muito acerca de Gil Vicente. A maior parte das informações que temos acerca do escritor foi decifrada a partir das