humanismo
O Humanismo é uma categoria ampla de filosofias éticas que afirmam a dignidade e o valor de todas as pessoas, com base na capacidade de determinar o certo e o errado, apelando para as qualidades humanas universais, particularmente a racionalidade. [1] [2] É um componente de uma variedade de sistemas filosóficos mais específicos e sempre tento incorporar diferentes escolas religiosas de pensamento. Humanismo pode ser considerado como um processo através do qual a verdade e a moralidade são descobertas através da investigação humana. Concentrando-se na capacidade de autodeterminação, humanismo rejeita justificativas transcendentais, bem como a dependência da crença sem razão, o sobrenatural ou os textos que alegaram origem divina. Humanistas apoiar a moralidade universal, baseada na comunhão da condição humana, sugerindo que as soluções para os problemas sociais e culturais, humanos não podem ser paroquial.
Religião
O Humanismo rejeita a crença em acontecimentos sobrenaturais para a resolução dos assuntos humanos, mas não necessariamente as crenças de si mesma, de fato alguns ramos do humanismo são compatíveis com algumas religiões. Em geral, é compatível com o ateísmo e agnosticismo, mas não exige qualquer um deles. A palavra ignostico ou "indiferença" são por vezes aplicadas humanismo, no pressuposto de que é um processo Humanismo ético, não um dogma ou a existência de. Humanistas simplesmente não precisa se preocupar com essas questões. O agnosticismo ou ateísmo, por outro lado não são necessariamente Humanismo. Diferentes e por vezes incompatíveis filosofias parecem ser ateu na natureza. Não é uma ideologia ou um conjunto de comportamentos que todos os ateus aderem e nem todos são humanistas.
Desde o Humanismo inclui correntes intelectuais que atravessam uma grande variedade de pensamentos religiosos e filosóficos, muitos ramos do humanismo permitem encher, certifique-se ou suplantar o papel das religiões e, em particular, para abraçar uma