Humanismo E Medicina
O humanismo e a tecnologia: um conflito do curso médico?
Humanism and technology: is it a medical course conflict?
Itagiba de Castro Filho1
RESUMO
1
Médico. Professor do Centro de Ciências Biológicas e da
Saúde – CCBS da Universidade Estadual de Montes Claros –
Unimontes. Montes Claros, MG – Brasil.
A humanização pretendida para a atividade médica deve contemplar os princípios fundamentais da ética associados aos progressos do conhecimento técnico-científico, de modo a atender às necessidades da sociedade, em harmonia com as necessidades dos próprios médicos nas questões relativas às condições de trabalho, remuneração, carreira e aprimoramento profissional.
Palavras-chave: Humanização da Assistência; Tecnologia Biomédica; Ética Médica.
ABSTRACT
The humanization intended for medical activity must include ethics fundamental principles associated with progresses in technical-scientific knowledge, in order to meet society’s requirements in harmony with the need of physicians themselves in questions regarding work conditions, wages, career, and professional improvement.
Key words: Humanization of Assistence; Biomedical Technology; Ethics, Medical.
introdução
“Não existem doenças, existem doentes”.
Miguel Couto.
Recebido em: 03/09/2012
Aprovado em: 15/11/2012
Instituição:
Unimontes
Montes Claros, MG – Brasil
Endereço para correspondência:
Itagiba de Castro Filho
E-mail: itagiba.castro@unimontes.br, idecastro@gmail.com
421
As diretrizes dos currículos dos cursos de graduação em Medicina evocam com alguma ênfase o resgate da formação ética e humanista. É fato corriqueiro na mídia a percepção de que a população queixa-se dos serviços de saúde e os médicos de suas condições adversas de trabalho. O queixume existe a despeito do surgimento de novas tecnologias e de recursos para o diagnóstico e o tratamento de doenças, que influenciam a transformação dos currículos dos cursos de graduação em Medicina a favor do desenvolvimento tecnológico, em detrimento