Humanidades
CURSO: ENGENHARIA CIVIL
DISCIPLINA: HUMANIDADES E CIÊNCIAS SOCIAIS
CONCEITOS DE KARL MARX E ÉMILE DURKHIEM APLICADOS À ENGENHARIA
Nome: Sasha Santos Rodrigues Jardim
Turma: CA
Professor: Roberto
Belo Horizonte
2013
CONCEITOS KARL MARX
1º Conceito: MAIS VALIA
Mais valia é o nome dado por Karl Marx à diferença entre o valor produzido pelo trabalho e o salário pago ao trabalhador, que seria a base do lucro no sistema capitalista.
Aplicação na engenharia:
Ao comprar a força de trabalho o capitalista adquire o direito de obrigá-la a trabalhar durante 8 horas, por exemplo: como, porém, operário cria, em cinco horas, o produto necessário ao custeio de sua manutenção, o que ele produz nas 3 horas restantes constitui excedente, isto é, a mais-valia, do qual se apropria o capitalista. Esse conceito pode ser aplicado na relação da empresa com seus funcionários. Um exemplo, na engenharia, seriam os estagiários que não são pagos devidamente, e trabalham mais do que o estabelecido por lei. Não só estagiários, mas trabalhadores formados também, além disso, não são pagos por horários extras que fazem, etc.
2º Conceito: CLASSES SOCIAIS
Para Marx as classes não seriam somente um grupo de que compartilha de certo status social, mas é definida em relações de propriedade. Para ele havia aqueles que possuíam o capital produtivo, com o qual expropriavam a mais-valia, constituindo assim a classe exploradora, de outro lado estava os assalariados, os quais não possuíam a propriedade, constituindo assim o proletariado.
Aplicação na engenharia:
Marx definiu a classe, ao invés de relacionada com a posição social ou do prestigio de seus membros, relacionou esta com a propriedade produtiva, ou seja, detentores de capital ou não. Isto porque se fossem relacionadas como a posição social, as classes de renda distintas não comungariam dos mesmos interesses. Isto é interessante e é um