Humanidade E Transcend Ncia
Síntese sobre os vários tipos de conhecimento
Tipos de conhecimento
Empírico
É o senso comum; percepção imediata da realidade. Se forma a partir de crenças sociais, aceitas sem contestação e sem necessidade de experimentação, sendo mais suscetíveis ao erro. São transmitidas com a convivência e respeitadas como “verdade”, portanto é a base do saber. É superficial, subjetivo e sensitivo.
Científico
É a verdade através dos fatos. Fundamentado na razão, procura através de métodos (indução, dedução, análise, síntese, analogia) e regularidades chegar ao conhecimento exato dos fenômenos da realidade. Utiliza instrumentos para provar sua tese. É metódico, sistemático e demonstrável. É impessoal, objetivo, preciso e particular.
Filosófico
Se baseia em questionar o conhecimento; Por quê? Para que? De onde? Para onde? Se interessa por todos os aspectos da realidade, analisando as dúvidas mais profundas do ser humano. Procura explicar algo além da experiência sensível, seguindo a racionalidade, porém sem preocupação com a verificação dos fatos. É reflexivo, dinâmico e universal.
Teológico
Fundamentando suas explicações pela fé, organiza-se a partir de crenças extraídas de textos religiosos, nas quais a verdade pode ser encontrada por meio da investigação (dado histórico) e revelação divina. É por meio da revelação que há a aceitação da verdade, sem necessidade de comprovação. As crenças partem de um dado histórico, mas a aceitação desses não pertence a fé. Os fatos históricos são incontestáveis, mas o dado da fé não pode ser descoberto por nenhum outro tipo de conhecimento. Ainda assim o crente procura dar credibilidade à fé, integrando-a no seu dia a dia. É uma reflexão racional e sistemática, porém parte dos dados da fé.