Hulha
É um tipo de carvão mineral (que em sua formação perdeu uma grande quantidade de H2O, ficando mais rico em carbono), é o mais importante que existe, pois é o mais abundante na terra e que possui altíssimo teor de carbono (o que garante maior liberação de energia). É utilizada como combustível de usinas termoelétricas e nos altos fornos siderúrgicos.
Formação da Hulha:
O carvão mineral foi formado por troncos, raízes, galhos e folhas de árvores gigantes que cresceram há 250 milhões de anos em pântanos rasos. Essas partes vegetais, após morrerem, depositaram-se no fundo lodoso e ficaram encobertas. O tempo e a pressão da terra que se foi acumulando sobre o material transformaram-no numa massa negra homogênea – as jazidas de carvão-, um enriquecimento no teor de carbono.
Composição:
Carbono..................80,0 a 85,0 %
Hidrogênio.............4,5 a 5,5 %
Oxigênio.................12,0 a 20,0 %
Suas principais reservas encontram-se na Rússia e nos Estados Unidos.
A hulha passa por um processo chamado destilação seca (aquecimento), e dele ocorrem 3 frações de diferentes estados físicos.
*Sólido: carvão coque
*Líquido: águas aminoacais e alcatrão de hulha
*Gasoso: gás de iluminação
Alcatrão de Hulha
Trata-se da mais importante fonte natural de compostos aromáticos de grande importância para a indústria, pois fornece matérias primas para inúmeros produtos químicos (mais de 200 compostos podem ser obtidos). De uma tonelada de hulha pode ser obtido de 30 a 50 kg de alcatrão, pelo processo de destilação fracionada e dele se obtêm-se vários óleos nos estágios: leve, médio e pesado. E o resíduo é o piche suja aplicação principal é a fabricação de eletrodo para alumínio/substância do