huhuuhuhuhuhuhuhuhuuhuhu

1255 palavras 6 páginas
INTRODUÇÃO

Este trabalho faz parte da disciplina Psicologia do Desenvolvimento e Teoria de Aprendizagem que pretende levar o aluno ao conhecimento das correntes epistemológicas.

A partir da leitura do livro “A Escola que eu sempre sonhei sem imaginar que pudesse imaginar” de Rubem Alves fomos orientados a realizar uma articulação com as abordagens Psicanalítica de Freud, Construtivista de Piaget, Inteligência Emocional de Goleman e Inteligências Múltiplas de Gardner estudadas em aula, que resultou no trabalho apresentado a seguir.

RESUMO

O livro é um convite inovador, um convite a repensar sobre a "Fórmula do Aprender" onde o importante é compartilhar aprendizado por meio da convivência amigável, respeitosa e solidária entre os professores e os alunos.

Rubem Alves trás uma visão diferente de tudo que a escola tradicional nos apresenta em seu método. Ele faz o relato de sua visita a Escola da Ponte, em Portugal, que surpreende pela maneira com a qual funciona: sem aulas, sem sinal sonoro para avisar a troca de aula, onde os alunos decidem o que querem aprender, e quando existe algum problema é montado um tribunal, o que leva os alunos a pensar sobre o ocorrido. Uma escola onde fazer lição de casa não é obrigação, uma escola ligada ao prazer de aprender, aos valores, a emoção, as descobertas, ao viver e conviver, aprender a ser, onde se constrói indivíduos participantes com consciência de liberdade, críticos, educados.

É isso que ocorre neste espaço: Só se aprende o que será utilizado, como um filtro.

ARTICULAÇÃO

Logo abaixo apresentamos uma articulação entre o livro A Escola que eu sempre sonhei sem imaginar que pudesse existir e os quatro tipos de abordagens, sendo elas respectivamente:

Abordagem Psicanalítica - Freud: Segundo Kupfe, Freud, em suas afirmações, nos apresenta os limites da ação pedagógica entre proibir e permitir que o aluno realize de seus desejos, por conta da complexidade da psique humana,

Relacionados