HUEBR
Nascido numa família de nobreza tribal, numa pequena aldeia do interior onde possivelmente viria a ocupar cargo de chefia, abandonou este destino aos 23 anos ao seguir para a capital Johanesburgo e iniciar atuação política. Passando do interior rural para uma vida rebelde na faculdade, transformou-se em jovem advogado na capital e líder da resistência não-violenta da juventude em luta, acabando como réu em um infame julgamento por traição, foragido da polícia e o prisioneiro mais famoso do mundo, após o qual veio a se tornar o político mais galardoado em vida, responsável pela refundação do seu país - em moldes de aceitar uma sociedade multiétnica.
Nelson Rolihlahla Mandela (Mvezo, 18 de julho de 1918 — Johanesburgo, 5 de dezembro de 2013) foi um advogado, líder rebelde e presidente da África do Sul de 1994 a 1999, considerado como o mais importante líder da África Negra, ganhador do Prêmio Nobel da Paz de 1993, e Pai da Pátria da moderna nação sul-africana. O líder sul-africano Nelson Mandela foi um dos mais importantes sujeitos políticos atuantes contra o processo de discriminação instaurado pelo apartheid, na África do Sul, e se tornou um ícone internacional na defesa das causas humanitárias. Nascido em 18 de julho de 1918, na cidade de Transkei, Nelson Rolihlahla Mandela era filho único do casal Henry Mgadla Mandela e Noseki Fanny, que integrava uma antiga família de aristocratas da casa real de Thembu.
Ao se formar em Direito pela Universidade de Witwatersrand, em 1942, Mandela começou a se envolver com os problemas políticos da África do Sul. Com a ascensão do Partido Nacional, no ano de 1948, responsável pela implementação do regime de apartheid, forçando a segregação racial, Mandela se tornou um dos principais nomes contra o regime.
Ao retornar a África do Sul depois de um treinamento militar no exterior, em 1964, Mandela foi preso e condenado à prisão perpétua. Foram 27 anos de confinamento, fato que