hue hue br br
Esta guerra foi um desdobramento da independência da região à qual pertence: Indochina. A Indochina era constituída pelas regiões de Laos, Camboja e Vietnã e seu processo de independência ocorreu durante a Guerra Fria. A Indochina era colônia francesa, mas, durante a Segunda Guerra Mundial era dominada pelo Japão.
O líder vietnamita Ho Chi Minh estava lutando pela libertação colonial e pretendia estabelecer uma ditadura comunista no Vietnã, criando a Liga pela Independência Vietnamita (Vietminh), a qual foi bem sucedida contra o Japão, mas que sofreu resistência francesa. Amedrontados pelo avanço soviético, os EUA decidiram intervir no Vietnã, com medo de que todo o sul da Ásia fosse tomado pelo regime comunista. Assim, apoiaram a França em sua guerra contra a Indochina para que ela pudesse manter seu domínio colonial. Mesmo apoiada pelos EUA, os franceses foram derrotados.
Após a independência da Indochina o Acordo de Genebra reconhecia a independência de Laos, do Camboja e do Vietnã (que fora dividido em norte comunista e sul capitalista durante a Segunda Guerra Mundial). Deste acordo, Ho Chi Minh (líder do norte) esperava a reunificação entre norte e sul do Vietnã. Porém, Ngo Dihn Diem (líder do sul), apoiado pelos EUA, não apoiou a reunificação.
Em 1960, no Vietnã surge a Frente de Libertação Nacional, requerendo um governo democrático de unidade nacional. Em 1963, Ngo Dihn Diem foi derrubado e assassinado e o Vietnã do sul foi governado por uma junta de militares e, à medida que o capitalismo se enfraquecia ali, cada vez maior era a presença dos EUA no Vietnã.
A intervenção norte-americana não era apoiada pela ONU, uma vez que a própria organização não pretendia intervir na região e criticava os EUA por se intrometerem em questões vietnamitas. A guerra propriamente dita começou quando mais de mil e quinhentos soldados foram enviados ao sul do Vietnã durante o governo de Lyon Johnson (1963-1969). Mais bombas foram atiradas ali do