http
Resistores
O resistor tem a função de reduzir a tensão elétrica entre suas extremidades através da resistência a passagem de corrente elétrica por este, ou seja, quando queremos reduzir a voltagem entre dois pontos de um circuito, adicionamos um resistor no caminho entre estes. Como podemos ver na imagem a seguir:
A capacidade de resistência a passagem de corrente é medida em ohm, que é representado por Ω. Tal medida , em sua maioria é encontrada em formatos dos múltiplos KΩ (1000Ω) e MΩ (1000000Ω), e está representada no corpo dos resistores através anéis coloridos que são interpretados por meio de uma tabela de cores contendo a relação com cada valor. Abaixo podemos ver um exemplo da leitura de um resistor com o auxílio da tabela.
Capacitores
O capacitor tem como funções o armazenamento de energia e a resistência variações de tensão, este pode ser utilizando tanto para armazenamento temporário de energia como para estabilização de corrente em circuitos eletrônicos.
Este componente pode ter vários modelos e formatos como os descritos na imagem a seguir
Um exemplo de aplicação dos capacitores como armazenadores de energia, são os utilizados nos flash com lâmpadas de xenônio de câmeras fotográficas, onde os mesmos guardam quantidade de energia, considerável, que será descarregada no momento do acionamento do flash. Nas placas-mãe os mesmos são utilizados como protetores dos circuitos através do tratamento de tensão que chega aos circuitos internos desta.
Diodos
O doido tem como principal função direcionar o fluxo de corrente que atravessa o mesmo permitindo que sejam protegidos os circuitos que o utilizam contra corrente de sentido inverso ao de polarização do diodo
Em alguns casos existem modelos que além de direcionar a passagem de corrente, só a permite a partir de determinado valor determinado pelo tipo de diodo.
Indutores
Os indutores exercem resistência a variação de