HSJDAKDJSAK

435 palavras 2 páginas
1-“O suicídio varia na razão inversa do grau de integração dos grupos sociais de que o indivíduo faz parte.” (Durkheim). Explique.

Para Durkheim o suicídio varia na razão inversa do grau de integração dos grupos sociais de que o indivíduo participa seja ela integração religiosa, doméstica ou política. Qualquer elemento que sirva de objetivo de vida, que dê sentido ao seu dia-a-dia, um fator que faça o individuo se integrar com a sociedade de forma mais efetiva, o distância de um possível ato suicida, ou seja, quanto mais o indivíduo está integrado com a sociedade, menos chance ele tem de se tornar um suicida.

2-O que é que promove a ordem social para Durkheim?

A integração social, através dos valores morais e das regras de conduta, pois nesse contexto surgirá a solidariedade social e moral onde os indivíduos são integrados em grupos sociais e regulados por uma gama de valores e costumes compartilhados.
Para ele, o homem naturalmente cria falsas noções do que são as coisas que o rodeiam, mas não é através da criação de ideias que se chegará à realidade. Para Durkheim, deve-se propor a investigação dos fatos para buscar as verdadeiras leis naturais que regem o funcionamento e a existência destes, pois possuem existência própria e são externos em relação às consciências individuais.

3- Como você define o conceito de solidariedade social na teoria de Durkheim?
A solidariedade social para Durkheim se daria pela consciência coletiva, pois essa seria responsável pela coesão (ligação) entre as pessoas. Contudo, a solidez, o tamanho ou a intensidade dessa consciência coletiva é que iria medir a ligação entre os indivíduos, variando segundo o modelo de organização social de cada sociedade.
Segundo Durkheim, poderíamos perceber dois tipos de solidariedade social, uma do tipo mecânica e outra orgânica.
A solidariedade mecânica era aquela que predominava nas sociedades pré-capitalistas onde os indivíduos se identificavam por meio da família, da religião, da

Relacionados